Semanas 2 e 3 – 7 abril a 20 abril
Atividade individual
b) Elabore uma linha cronológica sobre os modelos e evolução das perspetivas sobre deficiência.
Escolhi a opção 2, elaborei uma linha cronológica sobre a:
"Evolução nas políticas inclusivas e medidas educativas para alunos com NEE"
Perspetiva histórica da Democracia à atualidade em Portugal.
A minha ATIVIDADE RELATIVA AO MÓDULO I, pode ser visualizada em:
http://prezi.com/pzlvr19h1ogy/evolucao-nas-politicas-inclusivas-e/
Módulo 1 atividades dos formandos no Pinterest
Atividades comuns
- Ler e explorar os recursos.
- Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários
http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-1.html?showComment=1397082425125
Questão para estimular a discussão:
Da sua experiência pessoal e/ou profissional de contacto com crianças, jovens ou adultos com incapacidade e/ou deficiência que barreiras lhe parecem mais evidentes persistirem?
COMENTÁRIO DO MÓDULO I
Sem querer argumentar em favor dos professores do regular, reflito sobre a minha prática educativa no 1º ciclo, verifico que as atitudes do professor influenciam bastante a inclusão dos alunos com NEE na classe regular. Com vista à criação de ambientes educacionais positivos e enriquecedores, querendo derrubar barreiras atitudinais o professor deve transmitir sentimentos positivos, como também mostrar afeto, porque estas atitudes vão ser rapidamente adotadas pelos restantes alunos. A interação positiva entre alunos com e sem deficiência depende da atitude do professor e da sua capacidade para promover um ambiente educativo positivo, essencial para que a experiência educativa tenha sucesso e seja gratificante para todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário