Desenho Universal da Aprendizagem
Recursos disponíveis em: http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-3.html
https://www.facebook.com/mooc.inctec?fref=nf
São propostas como atividades:
- publicação de, pelo menos, um comentário sobre a temática do Módulo III;
- resposta ao questionário VARK, com uma reflexão sobre os resultados obtidos ao questionário «como cada um aprende melhor» - http://www.vark-learn.com/english/page.asp?p=questionnaire (o site disponibiliza traduções em várias línguas, nomeadamente uma tradução brasileira);
- opção por uma das atividades alternativas:
- explore o modelo de planeamento de unidades de aprendizagem de acordo com os princípios de desenho universal na aprendizagem no website CAST/UDLCenter. Baseado num destes exemplos, crie um plano de aula, no Lesson Builder (pode utilizar o instrumento traduzido) ou utilize qualquer outro instrumento de planificação indicado nos recursos.
- utilize a metodologia de webquest e planifique uma atividade pedagógica no contexto da sua prática letiva (utilize o Zunal ou qualquer outra ferramenta)
- Selecione um dos vídeos no Pinterest sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, pesquise informação na Internet sobre esta teoria e relacione com o perfil de alunos com que lida na sua atividade letiva, ou com o seu próprio perfil de aprendizagem, ou com o perfil de uma pessoa com alguma particularidade interessante que conheça.
Respondi ao questionário VARK e obtive os seguintes resultados:
Your scores were:
Visual: 4
Aural: 1
Read/Write: 5
Kinesthetic: 6
You have a multimodal (VRK) learning preference.
- COMENTÁRIO DO MÓDULO III
Relativamente à minha experiência enquanto estudante, desde o ensino primário até ao secundário a maioria dos professores usaram o modelo tradicional de ensino, de caracter expositivo, sem atender à especificidade dos alunos, ou ritmos de aprendizagem, sem estimular a participação oral dos alunos, para não permitir a indisciplina. Tinham como suporte os manuais escolares, poucas vezes apresentaram acetatos, slides e alguns filmes.
ATIVIDADE DO MÓDULO III
Pesquisa sobre WebQuest:
WebQuest na opinião de Gílian Cristina Barros (2005) “Defino como, uma metodologia que cria condições para que a aprendizagem ocorra, utilizando os recursos de interação de pesquisa, disponíveis ou não na Internet de forma colaborativa. É uma oportunidade de realizarmos algo diferente para obtermos resultados diferentes em relação à aprendizagem dos nossos alunos. Além de que as WebQuests oportunizam a produção de materiais de apoio ao ensino de todas as disciplinas de acordo com as necessidades do professor e dos seus alunos.”
Recurso: http://webs.ie.uminho.pt/aac/webquest/
Escolhi a seguinte atividade: primeiro registei-me no Zunal para fazer uma WebQuest curta que poderá ser explorada pelos alunos do 2º ano numa aula, com o objetivo de aquisição e integração de conhecimentos. Utilizei a metodologia de WebQuest e planifiquei uma atividade para uma aula de Português/Gramática para uma aluna do 4º ano com necessidades educativas permanentes que usufrui de adequações curriculares, a atividade servirá para aplicar em contexto da minha prática letiva.Anexei o plano de aula relativo à WebQuest, usei a ferramenta plano lesson builder
https://drive.google.com/file/d/0B75wFmoQQUKNc3NJWnQzcGV1UEk/edit
A minha WebQuest está disponível em:
Sem comentários:
Enviar um comentário