Módulo 3

Semanas 6 e 7 - de 5 a 18 de maio

 Desenho Universal da Aprendizagem




Recursos disponíveis em:    http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-3.html

https://www.facebook.com/mooc.inctec?fref=nf

São propostas como atividades:


  1. publicação de, pelo menos, um comentário sobre a temática do Módulo III;
  2.  resposta ao questionário VARK, com uma reflexão sobre os resultados obtidos ao questionário «como cada um aprende melhor» - http://www.vark-learn.com/english/page.asp?p=questionnaire (o site disponibiliza traduções em várias línguas, nomeadamente uma tradução brasileira);
  3. opção por uma das atividades alternativas:
  • explore o modelo de planeamento de unidades de aprendizagem de acordo com os princípios de desenho universal na aprendizagem no website CAST/UDLCenter. Baseado num destes exemplos, crie um plano de aula, no Lesson Builder (pode utilizar o instrumento traduzido) ou utilize qualquer outro instrumento de planificação indicado nos recursos. 
  • utilize a metodologia de webquest e planifique uma atividade pedagógica no contexto da sua prática letiva (utilize o Zunal ou qualquer outra ferramenta) 
  • Selecione um dos vídeos no Pinterest sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, pesquise informação na Internet sobre esta teoria e relacione com o perfil de alunos com que lida na sua atividade letiva, ou com o seu próprio perfil de aprendizagem, ou com o perfil de uma pessoa com alguma particularidade interessante que conheça. 




Respondi ao questionário VARK e obtive os seguintes resultados:

Your scores were:
Visual: 4
Aural: 1
Read/Write: 5
Kinesthetic: 6

You have a multimodal (VRK) learning preference.
  •        Os resultados do questionário VARK fizeram-me refletir sobre o meu estilo de aprendizagem, receber e produzir ideias e interpretar informações. Constato que sempre gostei de usar diferentes estratégias. A minha preferência de ensino é multimodal (VRK), é uma mais valia poder aproveitar as potencialidades dos estilos de aprendizagem diversificados.  

           COMENTÁRIO DO MÓDULO III
           Relativamente à minha experiência enquanto estudante, desde o ensino primário até ao secundário a maioria dos professores usaram o modelo tradicional de ensino, de caracter expositivo, sem atender à especificidade dos alunos, ou ritmos de aprendizagem, sem estimular a participação oral dos alunos, para não permitir a indisciplina. Tinham como suporte os manuais escolares, poucas vezes apresentaram acetatos, slides e alguns filmes. 
                    
    ATIVIDADE DO MÓDULO III  

    Pesquisa sobre WebQuest:                                              

          WebQuest na opinião de Gílian Cristina Barros (2005) “Defino como, uma metodologia que cria condições para que a aprendizagem ocorra, utilizando os recursos de interação de pesquisa, disponíveis ou não na Internet de forma colaborativa. É uma oportunidade de realizarmos algo diferente para obtermos resultados diferentes em relação à aprendizagem dos nossos alunos. Além de que as WebQuests oportunizam a produção de materiais de apoio ao ensino de todas as disciplinas de acordo com as necessidades do professor e dos seus alunos.” 

    Recurso:  http://webs.ie.uminho.pt/aac/webquest/

       
          Escolhi a seguinte atividade: primeiro registei-me no Zunal para fazer uma WebQuest curta que poderá ser explorada pelos alunos do 2º ano numa aula, com o objetivo de aquisição e integração de conhecimentos.  Utilizei a metodologia de WebQuest e planifiquei uma atividade para uma aula de Português/Gramática para uma aluna do 4º ano com necessidades educativas permanentes que usufrui de adequações curriculares, a atividade servirá para aplicar em contexto da minha prática letiva.
    Anexei o plano de aula relativo à WebQuest, usei a ferramenta plano lesson builder
    https://drive.google.com/file/d/0B75wFmoQQUKNc3NJWnQzcGV1UEk/edit

    A minha WebQuest está disponível em:

Sem comentários:

Enviar um comentário