Módulo 2

Semanas 4 e 5 – 21 abril a 4 maio 2014


Atividades Módulo 2

1. Atividades comuns para todos os participantes:
a) Ler e explorar os recursos recomendados.

 http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-2.html

b) Comentário individual no fórum
Da sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que tipo de tecnologias viu usar por aluno com necessidades especiais ou pessoa com deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respetiva participação e atividade?

COMENTÁRIO DO MÓDULO II

        Considero o módulo II Acessibilidades Web e tecnologias um desafio que motiva o professor a capacitar-se para aprender e atualizar-se. Uma grande variedade de ferramentas a utilizar nas práticas letivas foi divulgada no blogue do Mooc, mas ainda não tenho experiência pedagógica com estas novas ferramentas. Na minha experiência profissional o computador e os recursos disponíveis na Internet contribuíram para facilitar a inclusão e a aprendizagem dos alunos com NEE, ganhando autonomia, embora usassem apenas o pacote de ferramentas do Office e explorassem CD-ROMs educativos. Mais recentemente usei nas aulas o Audacity e os recursos flipchart para o quadro interativo.

        O professor não pode ficar alheio há evolução tecnológica, com as ferramentas Web 2.0 grandes mudanças ocorrem. A utilização dos recursos tecnológicos obriga a reformular a prática docente e requer que o professor esteja preparado para utilizar as novas ferramentas livres Web 2.0 na aula. É necessário investigar o seu potencial e certificar-se que compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos a usar na aula.  
     Um bom trabalho exige organização na aula e organização na utilização das tecnologias, mobilizando-as enquanto dispositivos pedagógicos. O professor, na heterogeneidade da sua turma, está sempre diante de situações complexas para as quais deve encontrar respostas, devendo selecionar as tecnologias de apoio e recursos adequados às necessidades específicas dos alunos com NEE, para orientar os percursos individuais de aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento de competências.

              Estas novas ferramentas são grandes aliadas dos professores e quando usadas adequadamente favorecem a inclusão e a melhoria da qualidade do ensino.




2. Escolha uma das alternativas de atividades (individual ou em grupo):
a) Produza uma visualização das orientações WCAG 2.0 (Glogster, Lino, etc… veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe  no  e-portefólio individual.
b) Selecione um software livre (site Freeware NEE), explore um demo/tutorial e explique como poderia ser utilizado em benefício de qualquer um dos seus alunos com NEE ou pessoa que conheça com alguma incapacidade (utilizar qualquer ferramenta de captura de imagem/vídeo: Jing, Snagit, Camstudio, Knovio, etc… veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe  no  e-portefólio individual.
c) Utilize um simulador de validação de acessibilidades Web (por ex: AccessMonitor, TAW) e analise alguns websites verificando se cumprem as regras de acessibilidade WCAG.

ATIVIDADE DO MÓDULO II
Escolhi a opção c) Analisei vários sitios Web com a ferramenta AcessMonitor, a maioria dos sites analisados não passa na bateria de testes do AcessMonitor. Pensei então escolher como exemplo a página dedicada às pessoas com deficiência do Instituto de Emprego e Formação Profissional, esta página também não passou na bateria de testes do AcessMonitor.

 O meu trabalho está acessível na drive do google:

 https://drive.google.com/file/d/0B0CDfOWtN3JCMGhzTEc2YU85SXM/edit?usp=sharing

e também no slideshare:

Sem comentários:

Enviar um comentário