AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO: semana 10 - de 2 a 8 de junho
Respondi ao questionário de avaliação
http://inctec2014.blogspot.pt/p/avaliacao-e-certificacao.html
Comentário sobre as ferramentas usadas.
Se
experimentou novas ferramentas, indique quais e a sua opinião sobre as mesmas.
Explorei a ferramenta EdiLim para fazer um recurso educativo
aberto, fácil de trabalhar e usar pelos alunos com NEE.
No blogue disponibilizei o link para o jogo Tipos de gado no
Google drive aos participantes no MOOC.
Tive dificuldade em publicar o trabalho na Biblioteca da
Educalim, Aguardo a sua publicação.
Mas poderei usar este recurso nas minhas aulas,
Verifiquei que outra participante no MOOC resolveu publicar um vídeo mostrando o seu
trabalho no Youtube mas sem possibilidade de este ser usado por outras pessoas.
Deveria ser possível no MOOC INCTEC publicar trabalhos
feitos com o EdiLim.
Comentário sobre a avaliação global do curso
Fazer o curso MOOC INCTEC Inclusão e Acesso às Tecnologias
2014 foi um desafio constante, para explorar recursos e ferramentas sugeridas.
Realizar as atividades propostas em cada módulo nas datas calendarizadas também
foi um grande desafio, porque o final do ano letivo é muito intenso, incluindo
vigiar e classificar exames.
O apoio dado pela facilitadora Ida Brandão foi essencial para
orientar os que ainda não tinham participado num curso MOOC, e agora tomam
conhecimento das ferramentas Web 2.0. como
é o meu caso.
Considero muito proveitosa a partilha de experiências e
recursos abertos entre participantes tão diferenciados em várias partes do
mundo.
REFLEXÃO FINAL sobre o MOOC INCTEC 2014
REFLEXÃO FINAL sobre o MOOC INCTEC 2014
O MOOC INCTEC 2014 tornou acessível a formação online sobre inclusão e acesso
às tecnologias, relevante para os profissionais que trabalham com alunos com
necessidades educativas especiais. O curso foi bem estruturado e dinâmico,
com metodologia adequada, guiado pelos facilitadores com comentários na plataforma do curso e com as
mensagens por correio electrónico. Bem hajam pela ajuda.
Nunca tinha participado num MOOC, as formações em que participei eram
presenciais. As vantagens deste tipo de curso são: a possibilidade de aceder de
forma gratuita a grande diversidade de informação, maior acessibilidade e a
possibilidade de flexibilizar a gestão do tempo. Com o MOOC INCTEC 2014 aprendi
a gerir o tempo e a organizar as prioridades no dia a dia muito ocupado com
outras tarefas, conseguindo cumprir os prazos em cada módulo.
Considero ter adotado atitudes essenciais para garantir um bom desempenho e
tirar o melhor proveito daquilo que o MOOC INCTEC 2014 tinha a oferecer,
contribuindo para a minha formação profissional e pessoal. Foi necessário
descobrir a melhor forma de participar nas atividades propostas. Tenho alguma
facilidade com as tecnologias, mas inicialmente preocupei-me em saber se era
suficientemente autónoma e se ia conseguir trabalhar individualmente a partir dos
tutoriais disponibilizados na plataforma do MOOC.
Criei um e-portefólio no Blogger que mantive atualizado no decorrer do curso.
Explorei os recursos e ferramentas livres da Web 2.0 sugeridos na plataforma e
no facebook do curso, em cada módulo escrevi comentários no fórum. Aceitei as
propostas de atividades: construí recursos educativos abertos usando
ferramentas que não conhecia: usei o Prezi para fazer a minha apresentação e
publicar um trabalho sobre a “Evolução das políticas inclusivas e medidas educativas para alunos com NEE, perspetiva histórica da Democracia à atualidade em Portugal”.
Usei o AcessMonitor para proceder à validação de acessibilidades de Websites. Usei a ferramenta plano lesson builder e criei uma WebQuest no Zunal. Criei recursos educativos abertos acessíveis no
EdiLim e no Storybird, para os quais pedi licenças Creative Commons. Comentei
um trabalho de uma participante no curso. Respondi aos questionários
diagnóstico e de avaliação, e respondi também ao questionário Vark que
desconhecia até então e entendo ser uma mais-valia para aplicar aos alunos. O módulo
IV foi o mais desafiante com a criação de recursos educativos abertos
acessíveis, com licenças Creative Commons.
A partilha de experiências e trabalhos foi
enriquecedora para os que participaram no MOOC INCTEC 2014. É muito importante
a divulgação de ferramentas livres Web 2.0, de repositórios de recursos
educativos abertos acessíveis, e a utilização de recursos educativos digitais
em contexto educativo.
Gostei de saber que o MOOC INCTEC 2014
continuará disponível para futuras pesquisas, pareceu-me pouco tempo para
explorar todas as sugestões no decorrer de cada módulo.
Vou requer a certificação, realizei todas as atividades dentro do
prazo.
Vídeo sobre repositórios de recursos em acesso aberto.
Para ver trabalhos e e-portefólios dos participantes no MOOC INCTEC 2014
http://www.pinterest.com/imooc/
https://www.blendspace.com/lessons/qBJ3GqbVwnNn0g/e-portefolios-mooc-inctec2014
Vídeo sobre repositórios de recursos em acesso aberto.
Para ver trabalhos e e-portefólios dos participantes no MOOC INCTEC 2014
http://www.pinterest.com/imooc/
https://www.blendspace.com/lessons/qBJ3GqbVwnNn0g/e-portefolios-mooc-inctec2014
Sem comentários:
Enviar um comentário