Semanas 8 e 9 – de 19 maio a 1 junho
Recursos Educativos Abertos Acessíveis
A atividade individual ou de grupo do tema 4 consiste na efetivação de uma destas três propostas:- Crie
um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se
insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior, atendendo
às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a
reutilização por outros. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre (book builder, storybird, powtoon, w
indows media maker … veja os demos e explore outras ferramentas no guião do curso). A legendagem de vídeos poderá ser feita com aplicações livres como o Amara, com uma funcionalidade automática de carregamento no Youtube. - Caso tenha optado pela alínea c) das atividades do tópico 3 selecione um tema que seja do seu agrado (a sua profissão, atividades de lazer, ...) e faça uma apresentação sobre o mesmo utilizando um recurso educativo aberto, tenha em atenção as acessibilidades do recurso e atribua-lhe uma licença aberta que entender. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre (storybird, powtoon, editor de vídeo… veja no guião do curso em ferramentas e demos).
- Selecione um dos trabalhos dos seus pares e comente-o no espaço de comentários do tópico 4.
Questão para estimular a discussão: Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?
COMENTÁRIO DO MÓDULO IV
O MOOC
Inctect 2014 é o primeiro curso online aberto em que participo. São valiosas as
indicações dadas sobre repositórios de recursos educativos abertos e sobre a
importância das Licenças Creative Commons.
No meu
percurso profissional costumo usar recursos educativos digitais disponíveis no
site Portal das Escolas.
Como fiz uma
formação para quadros interativos promovida pela Promethean, também tive acesso
aos recursos educativos que estão acessíveis no site.
ATIVIDADES DO MÓDULO IV
Utilizei a ferramenta Storybird para fazer um recurso educativo aberto acessível,
pedi a licença
Emoções by http://storybird.com/books/emocoes/?token=s56smq6zfv is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional License.
Este é o link do meu trabalho: http://storybird.com/books/emocoes/?token=s56smq6zfv
Aproveitando a potencialidade do Stoybird para contar pequenas histórias a partir de imagens sugestivas, este trabalho foi pensado para favorecer a compreensão das emoções pelos alunos com PEA Perturbações do Espectro do Autisto, pois as dificuldades de interação social é uma das suas caraterísticas.
ATIVIDADES DO MÓDULO IV
Utilizei a ferramenta Storybird para fazer um recurso educativo aberto acessível,
pedi a licença
Emoções by http://storybird.com/books/emocoes/?token=s56smq6zfv is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional License.
Este é o link do meu trabalho: http://storybird.com/books/emocoes/?token=s56smq6zfv
Aproveitando a potencialidade do Stoybird para contar pequenas histórias a partir de imagens sugestivas, este trabalho foi pensado para favorecer a compreensão das emoções pelos alunos com PEA Perturbações do Espectro do Autisto, pois as dificuldades de interação social é uma das suas caraterísticas.
Para criar
um recurso educativo aberto acessível, também explorei entre outras ferramentas sugeridas pelo MOOC Inctect 2014, o EdiLIM
Livros Interativos Multimídia. É uma ferramenta de distribuição gratuita e pode
ser utilizada sem problemas (Licença Creative Commons) desde que se respeite a
gratuidade e a autoria.
Achei
interessante porque tem boa acessibilidade e é fácil de usar por professores e
alunos.
O EdiLIM permite que sejam avaliados os exercícios, tem a possibilidade
de dar feedback imediato aos alunos e permite ao professor ver o grau de
sucesso/dificuldade do aluno.
Escolhi a
primeira atividade proposta no módulo IV, para criar um recurso educativo
aberto usei o programa EdiLIM v4.1
O meu
trabalho usando o EdiLim está acessível no seguinte link:
https://drive.google.com/file/d/0B0CDfOWtN3JCTFNDeWstak1sbms/edit?usp=sharing
Aguardo que o trabalho seja aceite para publicação na Biblioteca do EducaLIM.
Entretanto apenas está disponível na drive do google para ser descarregado, é possível ser utilizado/adaptado por outros professores. Para poder ser editado, é necessário fazer download da ferramenta EdiLIM.
COMENTÁRIO SOBRE UM TRABALHO PUBLICADO NO MOOC INCTEC 2014
Selecionei o trabalho da formanda Anabela Campus para comentar no espaço de comentários.
http://storybird.com/books/a-intervencao-assistida-por-animais-uma-outra-pers/?token=cw8adaqdue
Considero que o trabalho de Anabela Campus está bem estruturado, com boa organização, é dinâmico. Aproveitou as funcionalidades do Storybird.
Atendendo às recomendações WCAG 2.0 no que respeita à acessibilidade este trabalho é operável pelo ponto 2.1, as funcionalidades estão disponíveis no teclado.
Compreensível pelo ponto 3.1 o conteúdo é legível e compreensível.
Relativamente ao ponto 1 não é perceptível, na medida em que as imagens não têm legendas.
Escolheu um
tema relevante: “A intervenção assistida
por animais, uma outra perspetiva de atuação no autismo”.
O Storybird
é uma ferramenta adequada para estimular a imaginação de alunos com autismo que
têm dificuldade em expressar sentimentos.
Um bom ponto
de partida para novos trabalhos.
Agradeço o comentário feito por uma participante ao meu trabalho "Emoções".
Agradeço o comentário feito por uma participante ao meu trabalho "Emoções".
-
Módulo 4
Comentário ao trabalho de outro formando deste MOOC:
Analisei o trabalho da Ana Paula Ferreira sobre as emoções com recurso ao Storybird. Está um trabalho bem construído e sucinto, torna-se no entanto bastante apelativo com recurso às ilustrações. Na minha opinião o Storybird é mais uma ferramenta online interessante, para criar pequenos livros virtuais e histórias colaborativas.
Olá Paula, obrigada por ter escolhido o meu trabalho! Fico grata.
ResponderEliminar